A Crise da Civilização (Legendado)

A Crise da Civilização é um documentário que investiga como as crises globais, como desastre ecológico, colapso financeiro, a diminuição das reservas de petróleo, o terrorismo e escassez de alimentos estão a convergir os sintomas de uma única falha do sistema global.

Tecendo filmagens e animações de arquivo, o cineasta Dean Puckett, o animador Lucca Benney e o analista de segurança internacional Dr. Nafeez Mosaddeq Ahmed - autor do livro  Guia do Usuário para a crise da civilização: E como salvá-la - oferecem um deslumbrante grito de alerta, provando que um 'outro mundo' não é apenas possível, mas está a caminho.

Como o livro no qual é baseado, o filme é composto por sete peças que exploram a dinâmica interconectada das crises globais como a catástrofe climática; O Pico de energia; Pico dosAlimentos; Instabilidade económica; Terrorismo Internacional; E a tendência para a militarização - com uma secção final sobre o Mundo Pós-Pico.

O filme revela como a incapacidade de compreender o contexto sistêmico destas crises, ligada à ideologia neoliberal, tem gerado uma tendência a lidar não com as suas causas estruturais profundas, mas apenas com os seus sintomas.

Isto levou à proliferação da guerra, terror, e o estado-terror, incluindo a invasão das liberdades civis, enquanto acelera a crise global, em vez de resolvê-la.

Nafeez argumenta que a solução real, é reconhecer a inevitabilidade da mudança civilizacional, e trabalhar em direção a uma transformação sistêmica fundamental, baseado em formas mais participativas de vida, política, económica e cultural.

Ah, e também tem palhaços, acidentes de carro, explosões, acrobatas, super-heróis, xilofones e muito, muito mais!

 

 

 

Comentar

Plain text

  • Não são permitidas tags HTML.
  • Endereços de páginas web e endereços de email são transformados automaticamente em ligações.
  • As linhas e os parágrafos quebram automaticamente.
CAPTCHA
Para prevenir Spam, prova que és humano
7 + 8 =
Resolva este simples problema de matemática e introduza o resultado. Por exemplo para 1+3, digite 4.
By submitting this form, you accept the Mollom privacy policy.