E assim foi o :Venha Conhecer o Mel das Abelhas

Foi no dia 20 de abril, sábado na Quinta do Mitra, que se falou do mel e das abelhas. Um dos interessantes aspetos nestes insetos é a sua organização social, com a eleição da abelha rainha, que depois de eleita, todas as outras lhe prestam vassalagem. No entanto, ela tem de exercer bem as suas funções, caso contrário, imediatamente outras são preparadas e nova rainha é escolhida.

Das qualidades do mel nunca é demais falar "além de ser utilizado como adoçante, o mel sempre foi reconhecido devido às suas propriedades terapêuticas. A apiterapia é a utilização de produtos derivados de abelhas em tratamentos terapêuticos. Diversos estudos científicos realizados nos últimos anos vem confirmando os efeitos benéficos destes produtos a saúde humana de tal maneira, que já se utilizam de algumas dessas práticas no sistema de saúde da Alemanha4 .Essas propriedades medicinais são atribuídas principalmente ao mel, dentre as quais a capacidade antimicrobiana vem sendo confirmada por meio de experimentos científicos. Fatores físicos, como sua alta osmolaridade e acidez, e os fatores químicos relacionados com a presença de substâncias inibidoras, como o peróxido de hidrogênio, e substâncias voláteis, como flavonoides e ácidos fenólicos vem sendo descritos como responsáveis por essa atividade antimicrobiana. Propriedades anti-sépiticas e antibacterianas também tem sido pesquisadas e confirmadas4 " in Wikipédia

Outro aspecto interessante foi a evolução da apicultura ao longo do tempo. No início abordavam-se as colmeias naturais destruindo-as, hoje as colmeias são artificiais e as abelhas são protegidas e amadas pelos apicultores.

Muito mais haveria a dizer, sobre o mel. Voltaremos ao assunto na Quinta do Mitra.

Categorias: 

Comentar

Plain text

  • Não são permitidas tags HTML.
  • Endereços de páginas web e endereços de email são transformados automaticamente em ligações.
  • As linhas e os parágrafos quebram automaticamente.
CAPTCHA
Para prevenir Spam, prova que és humano
7 + 4 =
Resolva este simples problema de matemática e introduza o resultado. Por exemplo para 1+3, digite 4.
By submitting this form, you accept the Mollom privacy policy.