Dezembro 2010

A maior desgraça de uma nação pobre é que produz ricos sem riqueza

Texto de  Mia Couto

Rico é quem possui meios de produção. Rico é quem gera dinheiro» dá emprego. Endinheirado é quem simplesmente tem dinheiro. Ou que pensa que tem. Porque, na realidade, o dinheiro é que o tem a ele. A verdade é esta: são demasiado pobres os nossos “ricos”.

Pequeno Sistema de Rega Caseiro

Pequeno Sistema de Rega Caseiro

Este pequeno sistema, é aplicado em minha casa quando vou me ausento de casa por uns dias e não posso regar as plantas.
Assim, basta colocar um balde cheio água e as plantas em seu redor. Cortar tias de um tecido de algodão ou um material absorvente de forma a que cheguem ao fundo do balde e se possa prender na terra da planta(3/5 cm).

Obsolência programada

Hoje vamos inovar e sugerir um documentário que este mês já pôde ser visto na Catalunha  (na TV3) e que em Janeiro poderá ser visto em Espanha, em canal aberto, na TVE.

Tem por título "Comprar, tirar, Comprar", o que pode ser traduzido como "Comprar, deitar fora, comprar". Do que já se conhece, a realizadora, Cosima Darnoritzer, procurou mostrar como o sector industrial há décadas limita, deliberadamente, a vida útil dos productos de consumo, nomeadamente, os electrodomésticos. 

Flamenco assalta bancos

E se flamenco assaltasse, literalmente, os bancos?

A associação flo6x8 decidiu fazê-lo, munida de alguns trocos, sapatos de tacão e gestos precisos.  O objectivo é denunciar o roubo diário dos bancos e instituições financeiras  aos cidadãos.

Um protesto anti-capitalista original e desconcertante. A visitar a página web desta associação http://www.flo6x8.com/

Aqui fica um dos vídeos das suas acções:

Conheça o Projeto Mandalla

Este é um excerto de um artigo que pode ser lido na totalidade no site Nucleo mandala http://nucleomandalla.blogspot.com/

É um modelo que representa um sistema que proporciona a reestruturação econômica de um ambiente e a facilitação e promoção de um ferramental estratégico simplificado, culminando no reaproveitamento racional de desperdícios do capital humano natural local.

Páginas