top of page
Imagem de couve a iniciar floração
Quem somos?

 

O Movimento Terra Solta nasce de um encontro de amigos que partilham os ideais de uma sociedade mais justa, mais próxima da terra e que pode e deve usufruir da tecnologia.

 

Pensamos que é possível existirem pequenas aldeias comunitárias em que se possa viver de forma mais igualitária, em que todas as pessoas são dotadas de capacidades positivas não auto-destrutivas. Será que podemos viver de forma mais saudável e mais feliz? O Movimento Terra Solta, não tem dúvidas. Temos a certeza que o regresso à terra, à produção de bens de forma próxima, a reutilização e a negação do excesso podem criar pessoas mais felizes e um ambiente em equilíbrio e sustentável.

Somos uma associação sem fins lucrativos, constituída por um grupo de pessoas mobilizadas pela preservação do planeta e de todas as formas de vida, incluindo a humana, como direito, e numa relação solidária. Trata-se de um movimento apartidário.

O Movimento Terra Solta tem por base a sensibilização, o desenvolvimento e a sustentabilidade.

A Associação desenvolve ações em espaços abandonados e pratica solidariedade, cooperativismo, agricultura biológica e biodinâmica e comunidades urbanas partilhadas. Trabalhamos para uma sociedade mais justa e mais livre em comunhão com o ambiente.

O Movimento não é nosso, é de todos!

Planta suculenta com forma semelhante a rosa
Um pouco da nossa história

 

A 23 de Novembro de 2011 o Movimento Terra Solta constituiu-se como Associação Movimento Terra Solta (AMTS). Jurámos manter o mesmo espírito que nos levou a formar o Movimento Terra Solta e logo as primeiras acções práticas levaram-nos a achar que tínhamos condições para ascender a um patamar de mais responsabilidade e com melhor resposta social, naquilo que continuamos a acreditar ser necessário aos dias de hoje, os valores de uma economia solidária.

 

Durante a fase inicial, obtivemos a gestão de um óptimo espaço para gerir - a Quinta do Mitra - por celebração de um protocolo com a Junta de Freguesia de Campanhã, onde implementámos uma quinta pedagógica, cuja ideia é servir uma plataforma de iniciativas para projectos que sigam as linhas de orientação que estão na génese da AMTS: economia solidária, iniciativas que promovam a sustentabilidade ambiental, social e económica.

 

Em 2021/2022 mudámo-nos para um espaço abandonado do Centro Juvenil de Campanhã e connosco levámos a Quinta Pedagógica, agora denominada Quinta Pedagógica de Campanhã.

As nossas caras
bottom of page