Actividades

Conhece as nossas actividades passadas e participa nas futuras

Além das seguintes actividades, todos os sábados são dias de trabalhos e lazer na Quinta Pedagógica de Campanhã, almoço comunitário e ensaio com a Orquestra Comunitária Mundo em Campanhã.

Feira Solta

Não percas no próximo dia 16 de Julho de 2022 a nossa feirinha com venda de produtos variados, concerto da Orquestra Comunitária Mundo em Campanhã, marionetas, petiscos, Yoga, jogos tradicionais e outros. Se te quiseres juntar com outras ideias para acrescentar a este evento contacta-nos e serás bem vindo. A entrada será pelo portão principal do Centro Juvenil de Campanhã.

Tarde de actividades

A Associação Movimento Terra Solta juntamente com a Casa Da Horta convidam-te no próximo sábado (11 de Junho) para uma série de atividades. Para além das actividades habituais de sábado, no dia 11 deste mês vamos reunir-nos para um ensaio aberto da Orquestra Comunitária, um workshop de Tai Chi, aulas de desenho e pintura de aquarela, seguido de um concerto realizado por Luara e jantar vegano feito pela membros da Casa da Horta. Junta-te a nós para uma tarde agradável no jardim, rodeado de galinhas, legumes e boa companhia!

LUARA é brasileira caiçara, imigrante em terras lusitanas, ativista. Como artista-cantautora independente, vem atuando entre as ruas e os palcos do Porto e outros pontos da Península Ibérica ao longo dos últimos três anos. Em sua música, incorpora uma mescla de ritmos como Samba Rock, MPB e Soul, afirmando seu lugar como mulher latina e lésbica (também) através da arte.

💜Menu Vegano Completo (Entrada + Sopa + Prato Principal + Sobremesa) - 10 euros
Reserva para Jantar: +351 918 066 084

Ensaio da Orquestra Comunitária Mundo em Campanhã: a partir das 14h30

Aula de Desenho e Pintura de Aquarela: a partir das 16h

Tai Chi: 17h

Concerto e Jantar: a partir das 19h

A Entrada para o Evento é Gratuita!

Visita do Agrupamento de Escuteiros 391 das Antas

No passado dia 21 de Maio de 2022, recebemos o Agrupamento de Escuteiros 391 das Antas. Juntos cortámos a relva da zona de lazer, serrámos lenha, pintámos o coberto do galinheiro e picámos a terra, sacha e monda de ervas daninhas, limpeza no barraco da lenha, plantámos abóboras e curgetes, respetivo almoço comunitário e muita alegria.

Visita da Associação Casa

A 30 de Abril de 2022 tivémos a presença de cinco utentes e duas técnicas da Associação Casa que nos ajudáram a colocar a pedra mármore no lava loiças, cortar a relva na zona de lazer, ordenar livros na biblioteca, plantar cebolo, alfaces, pimentos, couve roxa e couve lombarda, dentro de uma carrela velha fizémos um canteiro de aromáticas com salsa, cebolinho, orégãos e manjericão, tivémos o nosso habitual almoço comunitário e muita alegria.

Encontro climático

Na tarde de 2 de Abril de 2022, a Orquestra Comunitária Mundo em Campanhã, Carla Malafaia (FPCEUP.CIIE) e Alice Abreu (Extinction Rebellion) conversáram sobre o clima e alterações climática com o objectivo de compreender melhor este assunto e incorporá-lo numa peça musical sobre o tema.

Dia da Árvore com o Centro Juvenil de Campanhã

O dia da árvore (21 de Março de 2022) foi celebrado com as crianças do Centro Juvenil de Campanhã.

Plantação na Serra de Santa Justa

A 19 de Março de 2022, festejámos o dia do Pai com 12 voluntários, 9 dos quais da empresa Blasqem em parceria com a Associação Movimento Terra Solta e a Câmara Municipal de Valongo, a plantar 40 Arbutos unedo, 20 Quercus suber e 20 Quercus robur na Serra de Santa Justa no Parque das Serras do Porto em Valongo. As árvores foram fornecidas pela Floresta Comum e CRE Porto.

Visita do Serviço Jesuíta aos Refugiados

Tivémos a visita do Serviço Jesuíta aos Refugiados com presença de mulheres do Brasil, Ucrânia, Nigéria, Bangladesh, Índia, Palestina, Senegal e Macau a 26 de Fevereiro de 2022.

Feira Pouca Terra, Muita Terra

Participámos na feira do evento "Pouca Terra, Muita Terra" no dia 5 de Fevereiro de 2022, organizado por CRL Central Elétrica, numa tarde de convívio com música, arte e workshops, além da feira, em que a Orquestra Cumunitária Mundo em Campanhã também participou.

Desocupação da Quinta do Mitra

Depois de anos a trabalhar a Quinta Pedagógica do Mitra, e muito trabalho na mudança para a nossa nova Quinta Pedagógica de Campanhã, dia 15 de Janeiro de 2022 foi dia de desocuparmos de vez a Quinta do Mitra que está a ser reestruturada numa área pública que dará continuidade ao parque urbano do futuro Terminal de Campanhã.

Plantação com o Centro Juvenil de Campanhã

Para celebrar o dia da Floresta Autóctone, a 23 de Novembro de 2021, crianças e jovens do Centro Juvenil de Campanhã semearam bolotas, pinhões e castanhas na Quinta Pedagógica de Campanhã.

Sementeira na Serra de Santa Justa

Sementeira de bolotas de Quercus robur e Quercos suber no dia 21 de Novembro de 2021, numa iniciativa da IRIS Associação Nacional do Ambiente, com a colaboração da Associação Movimento Terra Solta e Associação Mãos à Obra Amo Portugal coordenação de Valongo. Na Serra de Santa Justa em Valongo, 19 voluntários semearam cerca de 5000 bolotas.

São Martinho com Centro Juvenil de Campanhã

A 11 de Novembro de 2021, o São Martinho foi celebrado com as crianças e Jovens do Centro Juvenil de Campanhã.

Plantação com Visões Úteis

Mais uma vez, no dia 7 de Novembro de 2021, a companhia de teatro Visões Úteis juntou-se a nós e mais alguns voluntários para compensar a sua pegada ecológica plantando 37 Castanea sativa e 2 Pinus pinea com a parceria da Câmara Municipal de Valongo que cedeu terreno no Parque Serras do Porto.

Primeiro dia na Quinta Pedagógica de Campanhã

24 de Abril de 2021 foi o primeiro dia de trabalho na nova casa, a Quinta Pedagógica de Campanhã. Esperavam-nos meses de muito trabalho na reconstrução das edificações e limpeza do terreno.

Agradecimento pela permissão de uso da Quinta do Mitra

No dia 20 de Abril de 2021, a nossa associação, como forma de agradecimento, entregou ao Presidente da Junta de Freguesia de Campanhã, Sr. Ernesto Santos, uma lembrança como forma de agradecimento pelo espaço cedido durante 10 anos. Lembrança esta oferecida por Inacios Lda.

Plantação autóctone com Visões úteis

Para celebrar a semana da floresta autóctone, no dia 21 de Novembro de 2020, foram plantados 55 Castanheiros (Castanea sativa), no Monte Alto em São Pedro da Cova, atividade esta integrada pela companhia de teatro Visões Úteis, para compensar as emissões de gases de efeito estufa geradas pelas suas atividades em 2019.

Desfolhada

Depois de semer, cuidar e apanhar o milho e o feijão na nossa horta, juntos celebrámos a desfolhada e o 9º aniversário da nossa Associação com castanhas assadas e ao som das músicas tradicionais ao vivo, com a Orquestra Comunitária Mundo em Campanhã. Tivemos pela segunda vez a participação do Centro de Acolhimento Temporário "Crescer a Cores" de Castelo de Paiva.

Workshop Lanches Saudáveis

No dia 26 de Setembro de 2020 às 15h, a Isabel morais ensinou-nos a preparar snacks sem açúcar e bebidas sem laticínios.

Encontro com imigrantes

Também a 26 de Setembro de 2020, recebemos associações de imigrantes do Porto, um projeto dos Mediadores Municipais e Interculturais.

Workshop Introdução à cozinha vegetariana

Neste workshop conhecemos diversas dicas para elaborar refeições saudáveis e equilibradas, bem como conseguir ter o jantar pronto ao chegar a casa. Tivemos como objetivo levar até vós todo o sabor de uma cozinha saudável, simples, saborosa e 100% vegetariana.

Convívio com a última família a habitar a Quinta do Mitra

A 30 de Agosto de 2020 tivémos a honra de receber a última família a habitar a Quinta do Mitra. A encantadora Dona Antonieta, a última pessoa a nascer na Quinta do Mitra, visitou o quarto onde nasceu, reviveu e contou histórias sobre seu pais, avô e bisavô.

Parceria de formação

No dia 17 de Agosto de 2020 recebemos a Agência Piaget para o Desenvolvimento, numa parceria de formação de modo a abrir a formação ao território, às suas realidades e necessidades e promover a construção colectiva e comunitária de capacidades.

Convívio Crescer a Cores

A 1 de Agosto de 2020, tivemos a companhia do Centro de Acolhimento Temporário "Crescer a Cores" de Castelo de Paiva. Os jovens, acompanhados de duas técnicas da instituição, deitaram mãos à obra, alguns descalços, sujaram as mãos na terra. Com alegria, mondaram ervas daninhas, colheram cebolo, prepararam alguns canteiros para cultivo, plantaram pencas e acelgas, semearam feijão verde e espalharam algumas sementes. Seguiu-se o almoço comunitário, onde alguns dos jovem ajudaram na confeção dos alimentos. Terminaram com o ensaio da Orquestra Comunitária Mundo em Campanha.

Regenerar a horta

A 25 de Julho de 2020 a partir das 9h, regenerámos a Horta Pedagógica do Mitra, com cariz social e pedagógico, com as boas praticas orgânicas da agricultura biodinâmica, com técnicas ancestrais do vale sagrado dos Incas, Amazónia, e com técnicas tribais de África. Este evento foi facilitado por Henrique Bastos inspirado com o espírito da África e dos imensos projectos cocriados e implementados em diversos países ao longo da sua vida profissional.

Workshop Sabão natural e pasta dentes

No dia 18 de Julho de 2020 às 10h30, aprendemos a fazer sabão e pasta de dentes naturais com Pedro Lopes. O evento foi presencial e online.

Almoço intercultural Índia e Portugal

No dia 3 de Julho de 2020, na Quinta Pedagógica do Mitra, realizou-se um almoço intercultural "Índia e Portugal", um encontro de culturas, sabores, amizade e solidariedade.

Visita da família Martins

A 23 de Maio de 2020, tivemos a honra de receber a visita ao nosso anterior espaço na Quinta do Mitra de Joaquim Martins, sua esposa e filha que nos anos 70 foram caseiros dessa fantástica Quinta.

Mandalas em permacultura pelo mundo

Neste evento de 15 de Fevereiro de 2020, Henrique Bastos fez uma apresentação de vários projectos co-criados sempre em cooperação especialmente com jovens, crianças e séniores. Através desta paixão pela Ecologia, viajou por países como o Peru, Chile, Bolívia, Inglaterra, Suíça, Holanda, França, Moçambique entre outros de vários continentes partilhando e aprendendo saberes e vivências em comunidades de permacultura no espírito de partilha e respeito pela Natureza. Usando os conhecimentos ancestrais da cultura Inca como inspiração para apoio na criação de projectos. Através das hortas em mandala, regeneramos a nossa consciência, e geramos uma melhor fluidez da energia através das imagens da geometria sagrada.

Workshop Casa Ecológica

A 25 de Janeiro de 2020 às 12h, Juliana Santos, mostrou-nos como transformar a nossa casa numa casa ecológica, dando a conhecer produtos de uso diário, que foram testados no local. Após o workshop tivémos um almoço comunitário para troca de ideias.

Cantar as Janeiras

Como é custume, iniciámos o ano de 2020, a cantar as Janeiras pelas ruas do Porto.

Como criar uma cooperativa integral

Nesta formação com Jorge Gonçalves partilhámos conhecimento e questões teóricas e práticas sobre a criação de cooperativas integrais. Introduzimos a economia solidária e o decrescimento, análise de território, questões legais e estratégicas na criação de cooperativas, assim como a sua sustentabilidade económica, social e formas de comunicação/envolvimento da comunidade. Vimos também as questões sectoriais associadas e processos de decisão. Os participantes tiveram espaço para desenhar um projecto de uma cooperativa para os seus territórios, incluindo análise de território, planeamento estratégico, financeiro, ainda com espaço para discussão de ideias e estratégias para melhor implementação dos projectos.

Oficina de espantalhos

Em 2019 fizemos uma oficina de espantalhos para enfeitar e afastar algumas aves da nossa horta biológica.

Cantar as Janeiras

No dia 5 de Janeiro de 2019, saímos depois do jantar, fizémos um pequeno ensaio e fomos para a rua às 20 horas como nos anos anteriores percorrer as ruas da zona do Bonjoia.

Caminho da Fonte

De Vila Meã ao Palácio de Cristal onde se encontra bem preservada a fonte originária da Quinta de Vila Meã. Um percurso pela cidade do Porto, cruzando várias freguesias e pontos de água da nossa cidade.

Linhal

No anterior espaço da Quinta do Mitra criámos um linhal, onde desenvolvemos todos os passos tradicionais até chegarmos ao nosso querido linho. Na tarde de 28 de Julho de 2018 foi hora de o apanhar e ripar para o colocar em água corrente.

Festival de Sons de Vila Meã

Todos os anos celebramos a música e encontro entre as nossas comunidades, juntamente com o festival da sopa.

Tarde Musical da Primavera!

A 28 de Abril de 2018, das 12h30 às 18h30, tivemos uma maravilhosa tarde de Primavera. De um delicioso almoço primaveril, às saborosas canções com a Orquestra Comunitária Mundo em Campanhã (ensaio aberto), terminámos ao final da tarde entre lágrimas de crocodilo e notas musicais com "Melodonna" espetáculo Clown em construção! Com a palhaça Eva Ribeiro (encenado por Tom Rios).

Ensaio aberto com a OCMC

Orquestra Comunitária Mundo em Campanhã, Terra Solta e EAPN Portugal convidaram quem se quiz juntar a um ensaio de músicas tradicionais portuguesas na Semana da Interculturalidade.

Plantação de sobreiros

No dia 3 de Fevereiro de 2018 pelas 09:30, foi dia de visitar os nossos sobreiros, colocar estacas de sinalização e plantar os que ainda estavam na vossa posse.