top of page

As nossas atividades

Além das seguintes atividades, todos os sábados és bem vindo/a a participar nos trabalhos e lazer na Quinta Pedagógica de Campanhã e no almoço comunitário.

Workshop de Capoeira

16-03-2024 às 15h30-17h30 (Local: Macaréu)

Oficina de Capoeira (aula de iniciação) com Sardanisca (Pedro J. Pereira)

A QUEM SE DESTINOU:
Sendo um dos principais propósitos deste Workshop de Capoeira o de demonstrar que tod@s podem praticar Capoeira independentemente da sua idade, nível físico, etc. foi um workshop destinado a “iniciantes” e, de forma divertida e descontraída, experimentámos algumas das bases da Capoeira, nomeadamente Movimentação, Golpes, Defesas mas também música. Muita música!

 

FORMADOR:

Instrutor Sardanisca (Pedro J. Pereira) do Grupo de Capoeira Jogo de Negro
Tendo iniciado a prática da Capoeira em 1998, e após um interregno de alguns anos, integra a Associação Cultural Desportiva e Recreativa Jogo de Negro desde 2013, tendo-se formado como Graduado em 2019 (grau que permite lecionar) e Instrutor em 2022. Adquiriu conhecimentos com diversos Mestres e Professores tendo feito parte de diversos grupos. Para além de atleta de Capoeira é ainda Formador e Animador Socio-Cultural desenvolvendo diversos projectos relacionados com educação ambiental e animação eco-social.

 

Grupo de Capoeira Jogo de Negro (Contra-Mestre Cigano)
A Associação Jogo de Negro é um projeto que nasceu em 2012, com o objetivo de elevar a modalidade de Capoeira, formado por vários professores com dezenas de anos de experiência, que partilhavam e partilham de uma visão inovadora da Capoeira, em que sendo fieís aos seus princípios, valores e história é no entanto essencial inovar e levar a Capoeira muito mais além.
Abrindo as portas a outras instituições, cruzando recursos e experiências com outras modalidades, o Jogo de Negro foi crescendo e tornando-se uma Associação virada para as suas comunidades, seja através de voluntariado, projetos sociais, ou mesmo com a nossa oferta variada de modalidades, desportivas e culturais (nomeadamente diversos géneros de dança afro-brasileira).

LOCAL: Macaréu . associação cultural. Rua João das Regras 151, Porto

TERRA SOLTA (Associação a Beneficiar)
 

MACARÉU
Um Lugar urbano aberto, diverso e inclusivo – comunidade de acolhimento, encontro, integração, consciencialização e transformação – atento às múltiplas formas de expressão cultural, menos e/ou mais letradas, procurando valorizar, promover e cruzar saberes em liberdade de pensamento, da palavra e da acção individual ou colectiva; um Lugar de cooperação, integração e desenvolvimento comunitário sob o signo dos direitos humanos e deveres cívicos propondo uma comunidade diversa e coesa.
f.b. https://www.facebook.com/profile.php?id=100064618155274
web. https://macareu.org/

GRUPO de CAPOEIRA JOGO de NEGRO (C.Mestre Cigano)
f.b. https://www.facebook.com/GrupoCapoeiraJogodeNegro
youtube. https://www.youtube.com/@acdrjogodenegro6664

#capoeira #pedrojorgepereira #instrutorsaranisca #cmestrecigano #jogodenegro #capoeira #capoeiraemmatosinhos #matosinhoscapitaleuropeiadodesporto2025 #grupodecapoeirajogodenegro #artesmarciais #artesmarciaisemmatosinhos #desportoévida

_ _ _
ENGLISH VERSION
_ _ _

CAPOEIRA WORKSHOP/ Beginners Class (with Instrutor Sardanisca - Grupo de Capoeira Jogo de Negro)

Who was it destined to?
Considering that one of the main aims of this Capoeira Workshop is to show that Capoeira is an art acessible to everyone, in spite of ones age, physical level, etc. this was a workshop for an initial level and in which, in a funny and relaxed way, we tried some of its basic elements. Like for example movimentation, strikes, defenses mas also music. A lot of music!

Instructor Sardanisca (Pedro J. Pereira) Jogo de Negro Capoeira Group
Started the practice of CapAssociação Cultural Desportiva e Recreativa Jogo de Negro since 2013, getting the degree of Graduado in 2019 and Instrutor in 2022.
Trained and acquired several skills with different Masters and Professors. Besides of Capoeira athlet is also a Sociocultural animator and develops several projects in the field of the Enviornmental Education.

Grupo de Capoeira Jogo de Negro (Contra-Mestre Cigano)
The Jogo de Negro Association is a project that was created in 2012, with the aim of taking Capoeira to a “higher” level.

 

PLACE: Macaréu, Rua João das Regras 151, Porto

TERRA SOLTA (Benefit organization)

MACARÉU
An open, diverse and inclusive urban place – a welcoming community, meeting, integration, awareness and transformation – attentive to multiple forms of cultural expression, less and/or more literate, seeking to value, promote and cross knowledge in freedom of thought, of the word and of individual or collective action; a place of cooperation, integration and community development under the sign of human rights and civic duties, proposing a diverse and cohesive community.
f.b. https://www.facebook.com/profile.php?id=100064618155274
web. https://macareu.org/

GRUPO de CAPOEIRA JOGO de NEGRO (C.Mestre Cigano)
f.b. https://www.facebook.com/GrupoCapoeiraJogodeNegro
youtube. https://www.youtube.com/@acdrjogodenegro6664

#capoeira #pedrojorgepereira #instrutorsaranisca #cmestrecigano #jogodenegro #capoeira #capoeiraemmatosinhos #matosinhoscapitaleuropeiadodesporto2025 #grupodecapoeirajogodenegro #artesmarciais #artesmarciaisemmatosinhos #desportoévida

20240316_capoeira.jpg

Workshop de Origami

24-02-2024 às 15h

Neste workshop de ORIGAMI avançado, fizémos a dobra de papel e diagramas para dar textura ao papel. Origami é baseado na simplicidade, o jogo de texturas e cores procurando a máxima expressividade da simplicidade. Uma técnica de design contemporâneo de onde surgiram produtos funcionais e decorativos aplicáveis ao gosto da  criatividade.

20240224_origami.jpg

Visita da Grécia

24-02-2024

Tivemos a visita de 15 alunos e 3 professores de agronomia da Grécia no âmbito do programa ERASMUS+

20240224_gregos e origami.jpg

Workshop de Origami

27-01-2024

Origami é a arte tradicional e secular japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la. O curso foi ministrado por Pablo Erick Cardoso.

20240127_origami.jpg

Cantar as Janeiras

06-01-2024

Começámos o ano a cantar as janeiras desde a Quinta Pedagógica de Campanhã pelas ruas de Bonjóia. No final tivemos um jantar partilhado.

20240106_janeiras.jpg

Visita do Centro Social de São Nicolau

21-12-2023

Em parceria coma a Casa da Horta - associação cultural, crianças do Centro Social Paroquial de São Nicolau, visitaram a Quinta Pedagógica onde estiveram em contacto com a terra e animais.

20231221_Centro S.Nicolau.jpg

Plantação de árvores autóctones

25-11-2023

Começámos o dia com a companhia de Teatro Visões Úteis a plantar árvores autóctones: Quercus suber e Quercus robur. Todas as árvores foram germinadas com sementes locais.

20231025_plantacao.jpg

Semear bolotas à fisgada (IRIS)

18-11-2023

A IRIS forneceu as bolotas e as fisgas e nós oferecemos a mão-de-obra e a pontaria!

Pelo segundo ano consecutivo o núcleo distrital do Porto da IRIS organizou uma sementeira de bolotas de sobreiro e carvalho-alvarinho , especialmente dedicada a crianças e respetivos pais.

Para que as Serras do Porto deixem de ser um eucaliptal insuportável e imenso e ressurja a nossa floresta nativa.

20231118_bolotas.jpg

2º Encontro Coriolis

31-10-2023

No passado dia 31 de Outubro realizou-se em nosso espaço o 2º Encontro Coriolis – Colaboração e imaginação para um futuro mais sustentável.

Este encontro pretendeu criar um espaço de partilha, reflexão e aprendizagem conjunta sobre a Sustentabilidade nas Artes Performativas. Uma jornada informal de um dia, composta por oficinas, conversas para experimentar e discutir práticas mais conscientes, social e ambientalmente mais responsáveis.

20231031_Coriolis.jpg

Eclipse Lunar

28-10-2023

Além dos habituais trabalhos na Quinta, a incansável Guida, entre tachos e panelas, preparou o lanche e jantar a ser servido na Escola Secundaria do Cerco. "Eclipse Lunar" um projeto de Jardim Lumi.

20231028_eclipse lunar.jpg

Formação de compostagem Bokashi

27-10-2023

No passado dia 27 de Outubro, realizou-se na nossa quinta pedagógica, uma formação de compostagem Bokashi sobre a orientação da Associação MudaTuga, terminando a tarde com um lanche e sementeira de bolotas de Carvalho, Sobreiro e pinhões.

20231027_compostagem Bokashi.jpg

Respigar Memórias e limpeza do Rio Torto

08-10-2023

Estivemos a "Respigar Memórias" no Projeto Jardim Lumi em São Pedro de Campanhã. Uma iniciativa de Rebecca Moradalizadeh.

Respigar memórias foi uma troca de experiencias gastronómicas de habitantes de Campanhã vindos de outras terras com seus pratos tradicionais e sabores antigos de família.

A Terra Solta apresentou uma sopa de nabos e um gratinado de legumes no forno a lenha cozinhado pela Margarida. No final terminamos com limpeza do terreno e Rio Torto, terminando com um filme das origens do Rio Torto.

20231008_respigar memorias.jpg

Aniversário Terra Solta

07-10-2023

Foi dia de lazer e festa, 12º aniversário da Terra Solta, 12 anos de história, 12 anos de muita aprendizagem e partilha.

Muita gratidão a toda a gente que passa pela Terra Solta e faz com que esta associação continue com os princípios de sempre: sustentabilidade, ambiente, cultura e pedagogia.

20231008_aniversário.jpg

Atividades na Quinta Pedagógica de Campanhã

02-09-2023

De manhã abrimos portas pelas 10:00 para os trabalhos na nossa horta e espaço comunitário. Depois às 13:00 pusemos uma grande mesa no jardim para o almoço comunitário. Pela tarde, depois do belo manjar, tivemos um workshop de fotografia em Cianotipia organizado pela Casa da Horta. E logo a seguir, a partir das 16:00, tivemos uma sessão de acro-yoga.

English version:

In the morning we opened doors at 10 a.m. for work in our garden and community space. After 1 p.m. we set a large table in the garden for the community lunch. In the afternoon, after the beautiful delicacy, we had a photography workshop in Cianotipia organized by Casa da Horta. And right after that, starting at 4 p.m., we had an acro-yoga session.

20230826_Atividades.jpg

Corpo-Mapa-Livro • Joana Pupo & Marina Nabais

22-07-2023

Teatro/Dança/Performance, 50 min., M/8

Corpo-Mapa-Livro foi uma peça que desarrumou a biblioteca. Partiu do Livro, enquanto objeto específico e como indutor de experiências transformadoras do Corpo. Propõs uma multiplicação de vivências plásticas, que levaram à descoberta de novos sentidos e espaços – uma antiga biblioteca para fazer renascer e reocupar no Centro Juvenil de Campanhã, e uma biblioteca comunitária, na Terra Solta. Um jogo poético de entradas e saídas, que nos levaram numa viagem onde se revelaram novos Mapas. Abriu-se uma dimensão do livro, enquanto mapa e lugar da viagem corporal, e uma dimensão do corpo, enquanto inscrição de um processo traduzível em livros. Uma peça para um público que já lê e que dá conta de si mesmo enquanto leitor dinâmico e em crescimento.

Ideia Original: Joana Pupo e Marina Nabais

Direção Artística e Coreografia: Marina Nabais

Dramaturgia, Voz, Interpretação, Cenografia e Adereços: Joana Pupo e Marina Nabais

Texto: Joana Pupo e Marina Nabais

Excertos de textos de Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Fernando Pessoa e Ricardo Reis

Figurinos: Nuno Nogueira

Música Original: Gonçalo Alegria; Sarabande (Cello Suite No. 3), Joahnn Sebastian Bach, interpretado por Gaspar Cassado, gravação de 1957; Khovanshchina: Dance of the Persian Slaves, Modest Mussorgsky, interpretado por Boris Khaykin, Mariinsky Orchestra e Coro, gravação de 1946

Fotografia e Vídeo: Patrícia Gomes

Produção: Marina Nabais Dança, associação cultural

Coprodução: Câmara Municipal de Monção

Apoios: República Portuguesa – Cultura | DGArtes – Direção Geral das Artes, Câmara Municipal de Almada, Biblioteca da Trafaria e Polo Cultural das Gaivotas – Boavista

Agradecimentos: Diogo Martinho – clubzic, Nádia Nogueira, Junta de Freguesia da Estrela e Pedro Faria

Apoio Local: Associação Movimento Terra Solta e Centro Juvenil de Campanhã

20230722_Evento.jpg

Feira Solidária

08-07-2023

Feira Solidária "Para Onde?": artigos em 2ª mão | Lisboa e Porto

A Para Onde? organizou uma Feira Solidária com artigos em 2ª mão (roupas, acessórios, brinquedos, livros, etc.), tanto em Lisboa como no Porto, para angariar fundos para a dinamização de projetos de voluntariado a nível local e nacional.

​​

No Porto, esta Feira Solidária realizou-se nas instalações da Associação Movimento Terra Solta.

20230708_FeiraSolidária.jpg

Viagem Vegan em Permacultura

Adiado para dia a definir

Juntos iremos degustar comida vegana confecionada por Diana Fernandes e assistir à apresentação do trabalho do Henrique Bastos.

Diana é uma apaixonada por cozinha natural e consciente, com formação em Macrobiotica, e Cozinha de base vegetal e irá cozinhar um prato equilibrado, colorido e cheio de sabor, a combinar com a estação de verão.

Henrique partilha há 42 anos a semente da vida, para regenerar os ecossistemas, a ecologia da terra, a cocriar comunidades sustentáveis. Passar formas e modos de vida científicos às novas gerações, na essência da Permacultura, saberes ancestrais com técnicas ecológicas.

Para garantir a tua vaga é necessário o valor de inscrição de 10€ através de transferência bancária para

IBAN PT50 0033 0000 4533 6126 6540 5

Enviar o comprovativo para o email: diana.couto.fernandes@gmail.com

Os restantes 15€ serão entregues no dia do evento.

20230601_ViagemVeganPermacultura.jpg

Marcha contra Bayer/Monsanto

27-05-2023

Marcámos presença na marcha contra o glifosato e Bayer/Monsanto na Marcha do Porto.

glifosato.jpg

Visita do Centro de Apoio Familiar Pinto de Carvalho de Oliveira de Azeméis com a colaboração da Casa da Horta

06-05-2023

Tivemos a presença do Centro de Apoio Familiar Pinto de Carvalho de Oliveira de Azeméis com a colaboração da Casa da Horta. Foi uma manhã dedicada à horta onde plantamos tomates, pepinos, sementeira de batata e milho, monda de ervas daninhas entre outras tarefas, seguido do almoço comunitário, a parte da tarde foi dedicada a várias técnicas de pintura e grafite. Gratidão por mais um sábado especial.

20230506.jpg

Visita da "Associação Para Onde"

15-04-2023

Tivemos a presença de 5 voluntários da "Associação Para Onde" e juntos cortámos a relva, plantámos tomates, pimentos, malaguetas, alfaces, beringela, repolho, pencas, batata doce e semeamos feijão verde.

20230415.jpg

Jantar benefit para telhado da Terra Solta

02-04-2023 na Casa da Horta

Precisamos renovar o telhado das nossas instalações. O espaço da cozinha comunitária, a biblioteca e o armazém das ferramentas estão a necessitar de uns arranjos por causa das infiltrações de água da chuva que causam graves danos.

Para nos apoiar, a Casa da Horta (Rua de São Francisco 12, 4050-253 Porto) organizou um saboroso jantar benefit com uma exposição de fotografias dos bons momentos da quinta pedagógica de Campanhã e com atuação da Orquesta Comunitária Mundo em Campanhã.

20230402_Jantar CasaHorta.jpg

Concerto da OCMC para telhado da Terra Solta

01-04-2023

Para nos ajudar na angariação de fundos para arranjar o telhado das nossas instalações, a Orquestra Comunitária Mundo em Campanhã apresentou o espetáculo "Um mundo para existirmos!" que pretende mudar atitudes no sentido de preservar o nosso planeta.

20230401_Concerto OCMC.jpg

Certificado de agradecimento

09-03-2023

A Associação Movimento Terra Solta, recebeu um certificado de Agradecimento. Estamos gratos à Doutora Carla Pereira, diretora do Centro Juvenil de Campanhã, pela cedência do espaço onde se situa a Quinta Pedagógica de Campanhã.

20230309_certificado.jpg

V Encontro de Permacultura e Transição no Grande Porto

05-03-2023

Interessad@s pelas questões ecológicas e com o desenvolvimento de estilos e modelos de vida com o menor impacto ecológico possível, também nas temáticas da ecologia regenerativa, eco-construção, agricultura urbana, Permacultura e eco-comunidades reuniram-se para participar no “V Encontro de Permacultura e Transição no Grande Porto”, que teve lugar na Terra Solta. O Encontro foi dinamizado pelo grupo “Permacultura e Transição no GRANDE Porto”.

Grupo de pessoas sentadas em círculo a segurar grande corda que liga todas as pessoas umas às outras formando uma rede

Poda dos plátanos da Quinta Pedagógica de Campanhã

24-02-2023

Estamos muito gratos ao Planeta das árvores - Arboricultura de Portugal, Lda. Ao Dr. Serafim Riem pela oferta da poda nos Plátanos existentes em nossa associação. Estes Plátanos tinham sido mutilados um ano antes de começarmos a utilizar este espaço.

Plátanos podados, logotipo do Planeta das Árvores e homem pendurado numa árvore por uma corda a podá-la

Visita da BrightVibes

18-01-2023

Recebemos a visita da BrightVibes dos Países Baixos que nos vieram entrevistar para dar a conhecer o conceito do campo dentro da cidade. Sustentabilidade e partilha de conhecimentos entre vários Países foi parte do tema. Podes ver o vídeo em 

Duas pessoas a filmar outra na horta com guarda-chuva amarelo por cima da câmara de filmar

Cantar as Janeiras

07-01-2023

Fomos juntos pelas ruas do Porto cantar as Janeiras.

Quatro bonecos desenhados de pessoas a cantar com roupas de inverno

Almoço de Natal

17-12-2022

Natal é comunhão e em comunhão fizemos um magnífico almoço de Natal.

Grupo de pessoas sentadas à mesa com pratos e comida

Exposição Coletiva de Fotografia Analógica

03-12-2022

Fotografias feitas por um belo grupo de pessoas convidadas que andaram a descobrir o Porto, as suas gentes e as suas histórias, nas zonas menos conhecidas da cidade.

Fotos de pessoas numa parede

Reflorestação com Visões Úteis

19-11-2022

Uma vez mais, a companhia de teatro Visões Úteis contribuiu pela pegada ecológica de 2021 com a plantação de 42 Quercus suber, 1 Pinus pinea, 1 Myrtus communis e 1 Ruscus aculeatus na Serra de Santa Justa.

Várias pessoas a pousar para a foto numa serra

São Martinho

11-11-2022

Crianças, jovens e adultos do Centro Juvenil de Campanhã saborearam as castanhas assadas na nossa Quinta Pedagógica.

Castanhas a assar numa grade numa fogueira
Visita da Associação Serve The City Portugal

15-10-2022

Tivemos a honra de receber os voluntários da Associação Serve The City Portugal.

Voluntários.jpg
Nosso aniversário

08-10-2022

Celebrámos onze anos de existência como associação.

11 anos.jpg
Inauguração da nossa biblioteca

01-10-2022

Inaugurámos a biblioteca com poesia de Emília Lobão, Joaquim Duarte e Avelino Gamelas. Podes disfrutar da leitura na nossa quinta ou simplesmente levar um livro para ler no conforto de teu lar.

biblioteca_.jpg
Oficina de restauro de madeiras

01-10-2022

Mike, carpinteiro dos Estados Unidos, veio ensinar-nos a restaurar madeiras.

restauro madeira.jpg
Oficina de reparação de bicicletas e triciclos

01-10-2022

O "Coletivo Cicloficina do Porto" veio ensinar-nos a reparar bicicletas e triciclos.

oficina reparação bicicletas.jpg
Performance de circo

01-10-2022

Performance de circo com Ariel, ativista Chileno, que através de sua dança alerta para a poluição do planeta.

dança chileno.jpg
Jantar com artista... Romain Valentino

01-10-2022

Jantar Indiano vegetariano cozinhado pelo pessoal da Casa da Horta ao som da música ao vivo do Italiano Romain Valentino.

jantar1-10-2022.jpg
Aprender agricultura biológica

26-09-2022

Estudantes da Escola Établières à la Roche-sur-Yon de Nantes (França) estiveram na nossa quinta pedagógica a conhecer a agricultura biológica em Portugal.

agricultura biológica.jpg
Limpeza das Serras do Porto

17-09-2022

No âmbito do World Cleanup Day, em parceria com a "IRIS Associação Nacional de Ambiente" e "Associação Mãos à Obra Portugal", onze voluntário arregaçaram as mangas e, junto à Capela de Santa Justa no Parque das Serras do Porto em Valongo, recolheram vários sacos de plásticos, garrafas, pneus e outros lixos. A iniciativa teve o apoio da Junta de Freguesia de Valongo, que cedeu os materiais para a recolha assim como o transporte dos mesmos.

20220917.jpg
Workshop de sobremesas caseiras

20-08-2022

Neste workshop aprendemos com Isabel Morais a fazer as nossas próprias sobremesas caseiras, naturais e saudáveis, perfeitos para toda a família, desde os mais pequenos aos graúdos.

20220820_workshop.jpg
Workshop de Impressão Monotipia

20-08-2022

Interessante oficina onde aprendemos o que é impressão monotipia e como realizá-la.

20220820_workshop impressão.jpg
Jantar com artista... Sofia Zehi

20-08-2022

Jantar vegano, cozinhado pela Casa da Horta, ao som das músicas de Sofia Zehi. Sofia Zehi é uma jovem artista portuense que redescobriu o seu propósito nas ruas do Porto. Iniciando o seu percurso artístico enquanto atriz, desde cedo encontrou na música a sua casa. Num ato de breve coragem, em 2021 decide ir tocar pela primeira vez na rua, continuando até hoje, com o seu ukulele, a trazer a sua alma às ruas da Cidade Invicta.

20220820_Sofia Zehi.jpg
Cinema ao ar livre! Ilha dos Cães (2018)

07-08-2022

Com a luz das estrelas em colaboração com a Casa da Horta, assistimos ao filme "Ilha dos Cães (2018)" por Wes Anderson (e muitas muitas outras pessoas) com bolos, salgadinhos, vinho e pipocas a acompanhar.

Em um futuro distópico, um surto de gripe canina no Japão leva todos os cães a serem colocados em quarentena em uma ilha. Um menino chamado Atari viaja até lá para resgatar seu cachorro Spots e recebe ajuda de um bando de cães desajustados que também foram exilados. A missão da Atari inspira um grupo de amantes de cães no continente a expor uma conspiração do governo.

20220807.jpg
bottom of page